Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Isso a Globo não mostra!

Cenas de novelas nem sempre retratam a realidade jurídica

Publicado por Renata Nabuco
há 5 anos

A #redeglobo vem trazendo cenas de audiências de #divórcio e #guarda, dos personagens da novela #adonadopedaço , que é incompatível com a realidade jurídica brasileira, chegando ao ponto de ser até um pouco engraçado para quem é do direito, mas também não deixa de ser preocupante, pois geralmente as pessoas imaginam exatamente a cena.

Já prevendo isso, deixa eu te contar algumas coisas:

❎ Não existe culpa no divórcio. Se uma das partes não quiser continuar casada, já é o motivo que basta para que haja o divórcio. Se as partes não estiverem de acordo, o divórcio será judicial. Não existe mais “perda de direitos em caso de traição". Também não existe oitiva de testemunhas para comprovar uma traição.

❎ Outro fato que distorce a realidade é a pensão que ficou estipulada para a filha do casal. É verdade que deve haver observância da necessidade do que receberá a pensão (filho) e da possibilidade do que pagará a pensão (pai ou mãe), mas não é esse o ponto. O juiz, na cena da novela, afirmou que a mãe deverá guardar os recibos para comprovar os gastos da menor e como será usada a pensão, para que ele não seja “desviado para outros fins, ”OI?!.... A realidade não é assim que acontece. A pensão é um valor fixo e ponto. Então, mães e pais, NÃO É CABÍVEL A DITA" AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS ". Se o pai duvidar do destino do dinheiro e tiver provas de que está sendo desviado, cabe uma ação de revisão de alimentos e fim.

❎ Em outro capítulo, acontecia uma audiência sobre guarda e a menor foi ouvida em audiência na presença dos pais para decidir com quem gostaria de permanecer. A verdade é que a oitiva da criança encontra-se à margem do procedimento judicial pois é um meio de prova atípico. Ele é feito de forma informal, com a presença de profissionais (psicólogos), para que leve à termo o depoimento da criança, evitando expor as crianças a situações traumáticas, como a que vemos na novela, em que a filha teve que optar por um dos genitores.

A vida nem sempre imita a arte, então, não acredite em tudo que se vê na TV.

Espero ter ajudado e até a próxima.

  • Sobre o autor"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente" Mahatma Gandhi
  • Publicações23
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/isso-a-globo-nao-mostra/772122910

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)